Conheça 8 motivos para criar um site institucional
Publicado em 27 de maio de 2020
Autor: André Grigorevski
Em tempos de redes sociais à todo vapor, muitos empresários se perguntam se vale a pena contratar um serviço de desenvolvimento de sites para o seu negócio. Afinal, criar uma conta ou perfil em redes sociais é gratuito: não há necessidade de registrar um domínio, escolher uma empresa de hospedagem e contratar um web designer.
Entretanto, as redes sociais não devem ser encaradas como uma alternativa ao site de uma empresa, mas sim como algo complementar. Um site institucional dificilmente perderá sua importância nos próximos anos, e vamos falar um pouco aqui sobre isso.
Inicialmente, cabe ressaltar que os últimos dados obtidos pelo IBGE indicavam que aproximadamente 75% dos residentes no Brasil com idade acima dos 10 anos possuíam acesso à Internet em 2018. Isso corresponde a cerca de 80% dos domicílios brasileiros, o que é um número expressivo para um país com as nossas características. O crescimento no número de usuários entre 2017 e 2018 foi de quase 10 milhões de habitantes na mesma faixa etária informada. Este crescimento foi semelhante ao já obtido de 2016 para 2017, indicando que o público da internet só cresce nos últimos anos e, por consequência, o mercado consumidor com acesso à esta fonte de informação.
O acesso a internet está difundido entre todas as classes sociais do Brasil, o que se traduz em uma ampla variedade de clientes para todos os tipos de negócios. Há espaço tanto para serviços básicos para o cotidiano até nichos bastante específicos. Existe mercado tanto para o público com menor poder aquisitivo quanto para aquele consumidor que pode pagar mais por algo exclusivo ou de maior qualidade. E um enorme percentual de todos estes perfis de consumidor utilizam a internet para se informar sobre produtos e serviços.
E por que ter um site institucional? Listamos abaixo alguns destes motivos.
1. Fortalecimento da marca
Seja qual for o tamanho de uma empresa, e sendo ou não um negócio formal, possuir um site institucional significa passar uma imagem profissional, com credibilidade e seriedade, aos seus potenciais clientes.
Boa parte dos usuários já passou pela experiência de buscar no Google por algum serviço, encontrar uma empresa do ramo próximo de sua residência, porém ela não possuir informação alguma, ou apenas um site gratuito e apenas com informações muito básicas como endereço e telefone. Em casos como este, a maior parte destas pessoas continuará a busca até encontrar uma empresa que tenha informações suficientes que a convençam a contratá-la.
Em outras palavras, um site institucional desenvolvido dentro dos melhores padrões apresentará o perfil do seu negócio aos clientes, os produtos e/ou serviços que você oferece e os detalhes necessários de cada um deles, como falaremos adiante. Por outro lado, ter um site institucional muito básico ou antiquado pode afastar os clientes.
2. Sua vitrine em tempo integral
Vale destacar que, ao contrário das redes sociais onde muitas vezes uma publicação deve ser impulsionada para ter um grande alcance, trazendo consigo um aumento de custos, um site institucional é uma propaganda que está disponível durante os 365 dias do ano, 7 dias da semana, 24 horas por dia.
Através dele o visitante poderá conhecer melhor o que você oferece para ter todas as informações que o levem a tomar a decisão de se tornar seu cliente. É um patrimônio imaterial que possui um grande alcance e um baixo custo de manutenção. Custo esse que pode ser bem menor do que um simples anúncio em jornais ou guias de negócios em papel, que ao longo dos últimos anos vem caindo em desuso.
3. Apresentação dos seus produtos e serviços
O site de uma empresa pode, e deve, apresentar toda a linha de produtos ou serviços por ela oferecidos, levando assim a maior quantidade possível de informações ao seu potencial cliente.
Quanto mais informações reais e relevantes estiverem disponíveis ao visitante de um site institucional, mais segurança ele terá em fazer negócio com uma empresa que ele ainda não é cliente. Além disso, essa prática também proporciona melhores posições nas buscas do Google.
Usando um exemplo prático, se a sua empresa é especializada na venda de instrumentos musicais, não basta ter apenas endereço, telefone e algumas imagens aleatórias de produtos sem qualquer informação. É importante ter uma relação das marcas com as quais você trabalha, uma listagem dos produtos e suas características, para que isso possa ajudar o consumidor a escolher o que mais estiver de acordo com as suas necessidades e sua possibilidade de gastos, entre outros.
É possível, inclusive, ter um blog ou uma área específica onde você publique impressões sobre determinados instrumentos musicais, suas qualidades, qual o tipo de usuário a que ele atende, quais são os produtos de outras marcas que você oferece para venda e que se assemelham a este, etc.
No tipo de negócio citado, nem é necessário que alguém esteja buscando por uma loja deste ramo. Por exemplo: alguém que procure no Google informações sobre um violão de uma marca e modelo específicos, poderá encontrar uma publicação da sua empresa mostrando os prós e contras daquele modelo. Essa publicação que levou o usuário a conhecer a sua loja pode acabar resultando em uma venda que não aconteceria se você não tivesse nenhum material sobre aquele violão na sua página.
O mesmo princípio pode ser utilizado para qualquer outro tipo de negócio. Quanto mais informação relevante a um determinado assunto, entre outras características específicas de SEO, mais possibilidades de uma página de um website aparecer nas primeiras colocações do Google, levando um número muito maior de potenciais clientes a conhecerem o seu negócio.
4. Ampliação de mercado
Pode parecer óbvio o que será dito neste tópico, entretanto esta questão muitas vezes não é lembrada pelas empresas. Se você já tem uma empresa conhecida em uma determinada região, um site sobre seus produtos e serviços será uma ferramenta de expansão das suas vendas.
Não há fronteiras na internet que impeçam a divulgação do seu negócio para além do seu bairro ou cidade. Portanto, se você oferece bons produtos, pode alcançar clientes de outras regiões que conhecerão o seu trabalho e isso se converterá em vendas que a sua empresa não alcançava antes.
5. Fácil mensuração de resultados
Quando se escolhe uma campanha publicitária tradicional, como em jornais ou revistas, não é possível ter uma noção real de quantas pessoas leram o seu anúncio. Em adição, também não é possível saber com exatidão quantas pessoas entraram em contato ou foram até a sua empresa, quando for o caso, por conta dessa campanha.
Com um site, é possível saber quantas pessoas visitaram cada página e ter uma noção real do produto que mais atrai o público ou mesmo quais são aqueles tópicos que merecem uma revisão para um up nas visitas.
6. Marketing de relacionamento
Você pode utilizar seu site institucional para direcionar pesquisas entre os visitantes, ou mesmo enquetes. Além de proporcionar maior interação com o público, você pode usar os resultados para avaliar a sua estratégia de marketing, aumentando as suas vendas.
7. Alcançar as primeiras posições no Google
Mas não basta apenas fazer um website para a sua empresa. Como dito anteriormente, um site contendo apenas informações básicas, como formas de contato e endereço, dificilmente conseguirá cativar o público. Ele deve ser bem feito, seguindo os bons princípios da usabilidade e também as normas de SEO para que suas páginas alcancem um bom posicionamento nas buscas do Google.
E por que o Google é tão importante? Porque ele é o buscador mais utilizado no Brasil e no mundo. Além disso, um estudo encomendado pela própria empresa indica que 96% dos consumidores buscam informações na internet antes de adquirir um produto ou serviço.
E como alcançar um bom posicionamento das suas páginas no Google? Existe uma série de fatores que devem ser considerados no desenvolvimento de um site para que isso aconteça. Vamos falar mais detalhadamente sobre isso em uma futura publicação, mas basicamente devemos levar em conta a boa experiência do usuário.
Isso significa, entre outros, apresentar um conteúdo relevante a quem visita a página. Este é o passo mais importante, porém está longe de ser o único. É claro que existem diversos outros pontos para se preocupar, incluindo a própria concorrência para o assunto escolhido. Mas manter o foco principal em conteúdo de qualidade é fundamental, pois sem isso dificilmente você alcançará bons resultados.
8. Canal de comunicação com o cliente
Outro motivo importante de manter um site institucional é promover uma maior interação com o seu cliente ou futuro cliente, que se faz cada vez mais necessária nos tempos atuais. Hoje em dia, nem todo mundo gosta ou tem tempo de pegar um telefone e fazer uma ligação. Muitas vezes o contato por escrito é mais ágil e prático, pois não é necessário que o cliente perca tempo esperando ser repassado para um setor específico ou que alguém encontre a informação desejada enquanto ele aguarda na linha ouvindo uma musiquinha. Simplesmente a mensagem é enviada e o cliente recebe posteriormente a resposta com a solução da sua dúvida ou requisição.
Outro ponto favorável de interação é através de blog posts, onde o visitante deixa um comentário público e a empresa tem a possibilidade de responder, mesmo que seja para agradecer um elogio. Ou mesmo no caso de uma possível reclamação, a empresa tem a chance de resolver o problema do cliente e, dessa maneira, fortalecer a sua imagem. Mas é sempre importante que o cliente, seja em um elogio, dúvida ou reclamação, tenha uma resposta, para que o mesmo se sinta prestigiado.
Portanto, além de ser imprescindível ter no mínimo um formulário de contato no seu website, é de grande importância que as mensagens recebidas sejam respondidas em um curto prazo. Isso demonstra a sua preocupação com o cliente e passa credibilidade.
E isso vale também para qualquer outro tipo de contato com a empresa, seja através de uma conta comercial de Whatsapp ou um perfil de redes sociais. Alguém que esteja buscando com certa urgência algum produto ou serviço pode optar pela empresa que responder mais rapidamente ou que a resposta seja mais completa e esclarecedora. Mais uma vez: ponto para as informações relevantes.
Além disso, o site deve ser um canal de comunicação onde é possível trazer notícias importantes sobre a sua empresa ou o ramo de negócios ao qual ela pertence, receber comentários e impressões dos consumidores, e mais uma grande possibilidade de opções de acordo com a sua necessidade e criatividade.
Considerações finais
Apesar muitas vezes ser encarado como algo desnecessário, criar um site para a sua empresa é de fundamental importância para o fortalecimento da sua imagem e para alcançar um público que você ainda não conseguiu.
Manter um site institucional bem estruturado e sempre atualizado deve fazer parte do planejamento da sua empresa. Os custos, que não são altos, devem ser encarados como um investimento, já que o resultado de um trabalho bem feito é que isso traga mais clientes para o seu negócio. Além disso, é mais uma maneira de se manter em destaque entre os concorrentes.
Se você busca por um site para a sua empresa, entre em contato através do nosso formulário. Deixe o máximo de detalhes sobre o que precisa, para que a gente tenha uma melhor idéia sobre as suas necessidades. Você receberá uma resposta em curto prazo.